Related papers
Eutrofização dos recursos hídricos como ferramenta para a compreensão das doenças de vinculação hídrica
Aichely Rodrigues da silva
Geosul, 2016
http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p247O saneamento ambiental inadequado afeta diretamente a qualidade da água e da vida humana. O presente estudo avaliou o estado trófico das águas e as incidências de doenças de vinculação hídrica em bacias hidrográficas com diferentes graus de urbanização na região Norte da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Foram utilizados o Índice Trófico (Index Trophic- TRIX) e as informações sobre a incidência de doenças de vinculação hídrica disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. No ano de 2014, foram diagnosticados 5.358 casos de diarreia e de gastroenterite na Unidade de Pronto Atendimento UPA Norte, localizada no bairro de Canasvieiras, bacia hidrográfica do rio Papaquara, onde as águas apresentam características eutróficas. A menor incidência de doenças esteve associada à melhor qualidade da água, o que ocorreu no Canal de Jurerê. A pesquisa permitiu alertar para as intervenções necessárias a serem realizadas...
View PDFchevron_right
Eutrofização: E O Verde Dessa Água De Onde Vem?
Maria Gardenia Sousa Batista
SEI: Estudo Investigativo sobre Macroalgas Marinhas e Eutrofização
View PDFchevron_right
Água De Consumo Humano Proveniente De Poços Rasos Como Fator De Risco De Doenças De Veiculação Hídrica
Tatiane Burgos
Revista De Ciencias Da Saude, 2014
View PDFchevron_right
AUTODEPURAÇÃO DOS CORPOS D'ÁGUA
tivany jemusse
Resumo. A proteção dos recursos hídricos envolve o monitoramento e a avaliação de sua qualidade ao longo dos rios, estabelecendo metas e controlando as descargas de poluentes, de forma que um nível aceitável de qualidade da água seja mantido. A compreensão da autodepuração dos corpos d' água constitui em elemento básico para a adoção destas medidas e ações. Desse modo, esta revisão tem como objetivo relatar alguns dos principais processos integrantes do fenômeno de autodepuração, dando merecido destaque para os processos biológicos, principais indutores das alterações ecológicas e do restabelecimento do equilíbrio no meio aquático. Palavras-chave. Autodepuração, matéria-orgânica, poluição. SELF-PURIFICATION OF WATER BODIES Abstract The protection of water resources involves monitoring and evaluating their quality along the rivers setting goals and controlling discharges of pollutants looking for to keep an acceptable level of water quality. The understanding of self-purification of water bodies constitutes a basic element for the adoption of these measures and actions. So this review objective to report some of the most important processes of the self-purification phenomenon focusing on the biological processes, which are the main inducer of ecological changes and balance reinstatement in the aquatic environment.
View PDFchevron_right
A importância dos Processos Físicos no controlo da Eutrofização em Estuários
Madalena Malhadas
bib.ualg.pt
View PDFchevron_right
3. EUTROFIZAÇÃO DOS CORPOS D'ÁGUA 3.1. CONCEITUAÇÃO DO FENÔMENO
Dayana Torres
As plantas aquáticas podem ser classificadas dentro das seguintes duas categorias bem amplas (Thomann e Mueller, 1987): plantas que se movem livremente com a água (plantas aquáticas planctônicas): incluem o fitoplâncton microscópico, plantas flutuantes e certos tipos de plantas, como as algas cianofíceas, que podem flutuar na superfície e mover com a corrente superficial; plantas fixas (aderidas ou enraizadas): incluem as plantas aquáticas enraizadas de diversos tamanhos e as plantas microscópicas aderidas (algas bênticas). As algas são, portanto, uma designação abrangente de plantas simples, a maior parte microscópica, que incluem tanto as plantas de movimentação livre, o fitoplâncton e as algas bênticas aderidas. Em todos os casos, as plantas obtêm a sua fonte de energia primária da energia luminosa através do processo de fotossíntese. A eutrofização é o crescimento excessivo das plantas aquáticas, tanto planctônicas quanto aderidas, a níveis tais que sejam considerados como causadores de interferências com os usos desejáveis do corpo d'água (Thomann e Mueller, 1987). Como será visto no presente capítulo, o principal fator de estímulo é um nível excessivo de nutrientes no corpo d'água, principalmente nitrogênio e fósforo. Neste capítulo enfoca-se, como corpo d'água, principalmente lagos e represas. O processo de eutrofização pode ocorrer também em rios, embora seja menos frequente, devido às condições ambientais serem mais desfavoráveis para o crescimento de algas e outras plantas, como turbidez e velocidades elevadas. A descrição a seguir ilustra a possível sequência da evolução do processo de eutrofização em um corpo d'água, como um lago ou represa (ver Figura 3.1). O nível de eutrofização está usualmente associado ao uso e ocupação do solo predominante na bacia hidrográfica.
View PDFchevron_right
Avaliação De Eutrofização No Rio São José Para Fins De Abastecimento De Água
Gemael Lima
2020
View PDFchevron_right
TRATAMENTO DE ÁGUA CINZA PARA REDUÇÂO DA CONTAMINAÇAO DE CORPOS d'ÁGUA
Moilton Franco
2015
View PDFchevron_right
Análise Socioambiental e Espaço-Temporal Das Doenças De Veiculação Hídrica No Município De Barra Dos Coqueiros/Sergipe
Jailton Santos Silva
OKARA: Geografia em debate, 2019
Nesse estudo apresenta-se uma análise sobre os condicionantes socioambientais e espaciais das doenças de veiculação hídrica no município sergipano de Barra dos Coqueiros, com destaque para os casos notificados de dengue no período de 2010-2015 e de diarreia nos anos de 2014-2015, destacando áreas de risco e fatores socioambientais que contribuem para a ocorrência dessas doenças. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva apoiando-se em metodologias quali-quantitativas, baseadas na pesquisa bibliográfica/documental e em trabalhos de campo na área de estudo. Os dados de precipitação pluviométrica da área foram levantados no Centro de Meteorologia de Sergipe (CEMESE). O número de casos mensais bem como a localização dos respectivos casos de dengue e diarreia foi fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Barra dos Coqueiros (SMS/Barra dos Coqueiros). Os levantamentos empíricos demonstram que no respectivo município não existe correlação entre o número de casos dessas...
View PDFchevron_right
Veia cava inferior pr-ureteral: Como uma malformao vascular cong nita pode ser causa de hidronefrose
Ricardo Ramires
2009
Resumo: A veia cava inferior pre-ureteral e uma anomalia congenita rara. Em 25% dos casos existem outras anomalias congenitas associadas, sobretudo do sistema genito-urinario e musculoesqueletico. Apesar de se tratar de uma patologia congenita, os sintomas surgem habitualmente na 3a ou 4a decada de vida, resultantes de um efeito compressivo exercido pela veia cava inferior sobre o ureter, com consequente hidronefrose e graus variaveis de obstrucao ao fluxo urinario. E apresentado o caso clinico de um adolescente de quinze anos, que realizou um estudo ultrassonografico por traumatismo abdominal. Foi detectada uma hidronefrose direita, que posteriormente levou ao diagnostico de veia cava pre-ureteral. Devido ao grau de obstrucao, o doente foi proposto para tratamento cirurgico, que decorreu sem intercorrencias.
View PDFchevron_right